sábado, 27 de agosto de 2011

Ponte



            A ponte é a estrutura do tronco encefálico localizada entre o bulbo e o mesencéfalo. Pode ser dividida em:
            Parte Basilar (anterior): contém os núcleos da ponte e um sistema de fibras corticoespinais, que atravessam a ponte para chegar nas pirâmides do bulbo; outro sistema de fibras corticonucleares, que vão do córtex aos núcleos dos nervos cranianos; e um sistema de fibras corticopontocerebelares, que vão do córtex à núcleos ipslaterais da ponte, e daí para o cerebelo contralateral, que acredita-se estar relacionada à correção rápida dos movimentos e ter papel nos processos comportamentais e cognitivos.
            Tegmento da Ponte (posterior): composto basicamente pela formação reticular; contém os lemniscos medial (fibras do funículo posterior da medula), trigeminal (fibras do nervo trigêmeo) e espinal (fibras espinotalâmicas); contém o trato tegmental central, que vai dos núcleos da base e mesencéfalo ao complexo olivar inferior; dentre outros tratos. Na porção superior, está o Lócus Ceruleus, onde estão neurônios com melanina envolvidos na doença de Parkinson, Alzheimer e síndrome de down.
            Uma importante estrutura da ponte é o núcleo tegmental pedunculopontino. Ele é o centro de controle do tronco encefálico para motricidade somática e comportamentos cognitivos, incluindo locomoção, aprendizagem motora e sistema de recompensa.
Macroscopicamente destacam-se o sulco da artéria basilar e os nervos cranianos trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII) e vestibulococlear (VIII), que emergem desta estrutura.
O nervo vestibulococlear (VIII) está relacionado com a audição e com o sistema vestibular (equilíbrio, posição da cabeça em relação ao espaço conforme a força da gravidade/aceleração). Os núcleos vestibulares não recebem informações apenas do sistema vestibular, mas também da medula, do cerebelo e córtex vestibular, e envia informações para a medula, cerebelo, tálamo, núcleos da musculatura extrínseca do olho, córtex vestibular e terminações nervosas vestibulares.
Aqui é importante mencionar o controle dos movimentos conjugados dos olhos. Esse controle é mediado pelo componente escandente do fascículo longitudinal medial e pela formação reticular. Assim, quando gira-se um indivíduo para a direita numa cadeira (ou coloca-se água morna na orelha direita), a estimulação do canal semi-circular direito (ou dos núcleos vestibulares direitos) resulta em desvio horizontal conjugado reflexo dos olhos (nistagmo horizontal) com um componente lento para a esquerda e rápido para a direita. A estimulação bilateral resulta em movimento dos olhos para cima.
O nervo facial (VII) contém uma porção sensitiva, composta por fibras exteroceptivas da orelha e gustatória dos dois terços anteriores da língua, e uma porção motora.
Essa porção motora apresenta fibras motoras somáticas que inervam músculos da face, estapédio, estilo-hióideo e ventre posterior do digástrico. Essas fibras se originam no núcleo do nervo facial, que recebe fibras do córtex cerebral (bilateralmente para músculos faciais e contralateralmente para músculos peri-orais). Também existem fibras secretomotoras, envolvidas com as glândulas salivares e lacrimais.
O nervo abducente (VI) é motor e inerva o músculo reto lateral do bulbo do olho. Existe uma interação com o núcleo do nervo oculomotor, que inerva o músculo reto medial do bulbo do olho.
Por fim, o nervo trigêmeo, que é um nervo misto: Tem uma porção motora menor, que inerva os músculos da mastigação, tensor do tímpano, tensor do véu palatino, milo-hióideo e o ventre anterior do músculo digástrico.
A porção sensitiva contém: fibras proprioceptivas, que conduzem informações de pressão e cinestesia dos dentes, periodonto, palato duro, cápsulas articulares e músculos da mastigação ao núcleo mesencefálico do nervo trigêmeo, localizado na parte superior da ponte e inferior do mesencéfalo; contém fibras exteroceptivas, que conduzem a sensibilidade dolorosa, térmica e tátil da face das três divisões do nervo trigêmeo (oftálmica, maxilar e mandibular).
O nervo trigêmeo está envolvido em vários reflexos: mandibular, corneano (de piscar), do espirro, vômito, salivatório, da língua e de lacrimejamento.

Nenhum comentário: