sábado, 30 de abril de 2011

Assepsia: fundamental para a saúde!

            A história da assepsia é longa dentro da saúde. Começou com simples medidas básicas (apesar de algumas pessoas ainda não realizá-las!) de higiene, como lavar as mãos. Passou por Pasteur, com o uso de limpeza e aquecimento industrial à 200ºC, implementação do uso de avental, máscaras e luvas descartáveis.
            Conceitualmente, assepsia é a completa ausência de microorganismos patogênicos. Clinicamente, podemos realizar a anti-sepsia, que consiste na redução e eliminação de microorganismos residentes e transitórios da pele ou mucosa.
            Para realizar a anti-sepsia, o álcool isopropílico a 70% é comumente utilizado, já que é muito eficiente, eliminando formas vegetativas, vírus (inclusive o da hepatite) e bactérias (incluído o da tuberculose).
            Nós, fisioterapeutas e futuros fisioterapeutas, devemos tomar os devidos cuidados para manter materiais, aparelhos e macas sempre o mais próximo da assepsia possível, contribuindo para a segurança dos nossos pacientes.
            Além dos materiais, não podemos esquecer nunca de realizar a higiene pessoal, principalmente das mãos.
            Estas medidas simples, como limpar as mãos com álcool 70%, é fundamental para a redução de infecções.


            Nosso parceiro Cuponic está com uma dica incrível para manter a anti-sepsia pessoal e de nossos materiais. São 50% de desconto num Kit da Prote & Clean contendo um sabonete líquido anti-séptico erva doce (1000ml), um spray higienizante 500ml, um gel anti-séptico 250ml e um gel anti-séptico 60ml. Mas é só até segunda-feira (02/05/2011). Clique aqui e aproveite!
           

Nenhum comentário: