quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fisioterapia & Tecnologia: Exoesqueleto Humano

Normalmente o homem busca na tecnologia um meio de facilitar seu dia-a-dia, acomodar-se e gastar menos energia. Assim o homem inventou o controle remoto, o carro, e as máquinas de lavar roupa, louça, dentre outras. Em outras palavras, a tecnologia vem para reduzir o movimento humano.
Mas isso nem sempre é assim. Muitas pessoas não são capazes de realizar movimentos, pois adquiriram uma paralisia, seja por uma lesão medular, doença neurológica ou distúrbio músculo-esquelético. Para estas, a tecnologia busca auxiliar a execução de tarefas do dia-a-dia, já que são pessoas que estão impossibilitadas por uma limitação física.


Cada vez mais a tecnologia chega à área da reabilitação no intuito de produzir movimento! Um avanço muito grande tem sido feito no desenvolvimento do chamado exoesqueleto humano.
O exoesqueleto inclui pequenos motores acoplados nas articulações, além de um pequeno computador sem fio em uma bolsa integrada na cintura e inúmeros sensores. O usuário do exoesqueleto mecânico não necessita de um joystick ou teclado para dirigir o equipamento, a máquina foi projetada de forma que o piloto se torne uma parte integrante do sistema. Assim, os sensores, incluindo alguns incorporados na sola dos sapatos, estão constantemente fornecendo informações ao computador central, que pode então ajustar a força liberada pelo equipamento conforme o trabalho que o usuário estiver executando.
O exoesqueleto foi pensado para ser útil com pessoas que sofrem de paralisia ou ausência de membros e até idosos que querem continuar a ter uma vida independente. Além de possibilitar a realização de tarefas, ou dar maior segurança para a realização destas tarefas, o exoesqueleto trás diversos benefícios para a saúde de seus usuários.
Simplesmente andar, ou até mesmo ficar de pé, que só são possíveis graças ao exoesqueleto, são afazeres que fornecem estímulos para o fortalecimento dos ossos, movimentam as articulações lubrificando e mantendo-as saudáveis, previne o aparecimento de escaras (úlceras), melhora a circulação sanguínea, além de todos os benefícios psico-sociais associados ao retorno da capacidade de se movimentar.


Mas nem tudo é um mar de rosas. O grande problema destes recursos é o preço, sendo que os primeiros protótipos são avaliados em 50 mil dólares. Além disso, temos algumas limitações devido ao funcionamento depender de uma bateria, devido ao peso de toda sua estrutura e seu tamanho robusto, além da necessidade do usuário ter os membros superiores saudáveis para manusear muletas, que são imprescindíveis (ao menos com a tecnologia disponível hoje) para a estabilidade e o equilíbrio durante a execução das tarefas.
Apesar disto, seus benefícios são muito maiores e alguns usuários já se beneficiam do equipamento. Podemos ver no vídeo abaixo a utilização do exoesqueleto sendo auxiliado pelo uso de muletas:


Muita coisa ainda irá surgir, e a tecnologia destes equipamentos ainda vai melhorar muito, assim, cada vez mais as pessoas poderão se beneficiar desta tecnologia para se movimentar!

Fontes:
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/73/73565-hal-5-o-exoesqueleto-da-cyberdyne-que-amplifica-o-seu-condicionamento-fisico/index.html

Nenhum comentário: