quarta-feira, 4 de maio de 2011

Anatomia Muscular: vários nomes confundindo a nossa cabeça!

            Logo no primeiro ano da faculdade vem aquela disciplina que parece um pesadelo: anatomia. Uma infinidade de nomes, que teimam à ser armazenados na memória.
            Fato, são muitos nomes. Só de músculos estriados são mais de 600, isso sem considerar os termos que se referem à conjuntos de músculos, seja por relevância clínica ou intimidade anatômica, que vêm confundir ainda mais.
            São esses termos que tentaremos elucidar hoje. 



            Relacionado ao membro superior temos um: Manguito rotador. Constituído pelos músculos supra-espinhal, infra-espinhal, subescapular e redondo menor, que são músculos importantes na coaptação muscular do ombro (não são os únicos que desempenham esta tarefa), mantendo a cabeça umeral dentro da cavidade glenóide da escápula. Freqüentemente usa-se o termo manguito rotador referindo-se apenas ao músculo supra-espinhal, que é o mais comumente lesado.
            Temos mais alguns termos, só que para a musculatura envolvida com o membro inferior:
            Deltóide glúteo: refere-se ao glúteo máximo com o tensor da fáscia lata, que se inserem no trato iliotibial, que por sua vez, se fixa na tíbia;
            Pata de ganso (ou pata anserina): esse nome revela a semelhança entre a  pata do animal e a inserção contígua dos músculos grácil, sartório e semi-tendinoso na porção proximal e medial da tíbia. É relevante clinicamente pela freqüente  inflamação na bursa localizada entre os tendões e a tíbia, levando ao quadro de bursite da pata de ganso, ou pela própria tendinite (inflamação do tendão) da pata de ganso.
            Isquiotibiais: este é talvez o mais fácil, já que se refere aos músculos com inserção nos ísquios (osso da bacia) e na tíbia. São eles: cabeça longa do bíceps femural (alguns autores incluem a cabeça curta), semi-tendíneo e semi-membranáceo. Estes músculos também são chamados de “músculos de jarrete”.
            E ainda não acabou. A musculatura do dorso é bastante confusa anatomicamente, contendo muitos músculos com origem e inserção em diferentes níveis seja na coluna vertebral ou costelas.

            Chamou-se eretores da espinha, ou ainda músculos paravertebrais, os músculos espinal, longuíssimo do dorso e iliocostal, localizados nesta ordem, paralelos à coluna vertebral, de medial para lateral.



            Outros músculos, porém pequeninos do dorso, podem ser agrupados e denominados transverso-espinais. São eles: semi-espinal, rotadores longos, rotadores curtos e multífidos.
            Como se não bastasse toda essa confusão, o aluno deve estar atento à literatura de referência, pois literaturas antigas trazem nomes diferentes dos atuais para um mesmo músculo.
            É isso ai, espero ter ajudado!

Nenhum comentário: