quarta-feira, 2 de março de 2011

Quick Massage

  
            Quick massage, também conhecida como Seated Massage ou Chair Massage, é uma massagem rápida realizada sobre uma cadeira especialmente projetada para esta modalidade.
Sabe-se que existem esculturas chinesas de mais de 4000 anos, em que se vê um homem massageando uma pessoa sentada. No entanto, o método e a cadeira de  massagem sentada foi desenvolvida em 1982 por um americano chamado David Palmer, nos EUA.
Veja o vídeo que fala um pouco sobre a quick massage, as dificuldades de se realizar sem uma cadeira apropriada, e que mostra a primeira cadeira construída para este fim. Uma engenhoca, mas uma engenhoca genial!



Os objetivos da quick massage são diversos, mas os principais são promover o equilíbrio físico, mental e energético, e o relaxamento muscular da regiões cervical, torácica, lombar e membros superiores, proporcionando o alívio imediato das tensões e dores musculares.
Estes objetivos são alcançados pelos efeitos fisiológicos que a massagem tem sobre o organismo. Dentre estes efeitos estão: hiperemia, vasodilatação periférica, aumento do fluxo de nutrientes, melhora da oxigenação e do metabolismo celular, mobilização de fluidos dos tecidos, remoção de produtos catabólicos, estimulação do processo de cicatrização, melhora da contratilidade muscular, estimulação das funções autonômicas e viscerais, analgesia e efeito sobre a condição psíquica (ansiedade, tensão, estresse).
Assim, o método de quick massage faz uso de técnicas como Anma (que consiste em movimentos realizados com os polegares, dedos e palmas das mãos) e shiatsu (em que são utilizados diversos tipos de pressão), além dos conceitos de acupuntura, massageando no trajeto dos meridianos, para melhorar a qualidade de vida, dar disposição, aliviar os cansaços e tensões comuns no nosso dia-a-dia.
Entretanto, o massoterapeuta deve estar atento às contra-indicações à quick massage. Não se deve realizar em casos de doenças em fase aguda, qualquer condição febril, enfermidades tumorais, doenças dermatológicas, inflamações vasculares e gravidez. O shiatsu tem algumas contra-indicações específicas, como em casos de espondilolistese (escorregamento de vértebra).
Com seus múltiplos benefícios e a vantagem de ser uma massagem rápida e barata, a quick massage vem sendo cada vez mais praticada em shoppings e praias. Um campo em que a quick massage vem crescendo muito é no atendimento à empresas,  que até arcam com os custos da quick massage visto os benefícios que os funcionários tem e relação à produtividade, afastamento por motivos de saúde e bem estar.
Experimente a quick massage! Sinta-se mais relaxado, tranqüilo e em paz!

Um comentário:

Felipe Monte disse...

Para quem tem interesse, fiz um curso de quick massage muito bom na Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (EOMA - veja na coluna esquerda de links), um ótimo professor, o Tony Konishi