sexta-feira, 4 de março de 2011

Acupuntura Vegetal



            Excepcionalmente, adianto o post de sábado, já que também sou filho de Deus e irei viajar no feriado de carnaval!
            Vou abordar um tema não muito conhecido, que causa estranheza e até espanto em alguns, mas que mostra as diversas possibilidades que a acupuntura nos dá:  a acupuntura vegetal.
            Um grande mestre da Associação Brasileira de Acupuntura é o doutor Evaldo Martins Leite. Ele foi pioneiro na acupuntura vegetal no Brasil, realizando estudos e estabelecendo correlações, obtendo ótimos resultados com o desenvolvimento e produção dos vegetais.
            Os distúrbios de saúde que afetam os vegetais também podem ser compreendidos como uma perturbação da distribuição da energia vital, sendo assim, a acupuntura pode ser usada para que se mantenha o equilíbrio energético, possibilitando um bom crescimento e produção de flores e frutos.
            Pela analogia própria do Taoísmo, a árvore possui seu conjunto Yang (aéreo, alto, céu) formado pela copa, folhas; e seu conjunto Ynn (interno, profundidade, baixo, terra) formado pelas raízes, flores, frutos, sementes.
            Em seus estudos, doutor Evaldo notou que tanto nas raízes quanto no caule existem bifurcações com acumulo de energia, sendo Ynn nos ângulos internos e Yang nos ângulos externos, como mostra a figura. Por facilidade, a acupuntura irá atuar sobre o caule, mas nada impede que se atue nas raízes.

            Uma importante observação a ser feita é que os seres vivos têm o seu crescimento dependente de atividade Yang, enquanto a reprodução é relacionada à atividade Ynn. Assim, quando o vegetal não consegue crescer ou tem suas folhagens pouco desenvolvidas, estamos frente a uma disfunção Yang; quando um vegetal não consegue florescer ou frutificar mesmo estando exuberante, estamos frente a um distúrbio Ynn.
            Portanto, estando o vegetal em condições ideais de solo, temperatura, dentre outras condições, o estímulo deverá ser dado no ângulo externo para se obter melhor crescimento ou no ângulo interno para se obter maior produção de flores, frutos ou sementes.
            Deve-se ressaltar que todas as outras variáveis (temperatura, solo, irrigação) são de suma importância, e que as respostas à acupuntura respeitarão o período do ciclo biológico da espécie vegetal tratada.
            Para realizar o estímulo podem-se utilizar agulhas, alfinetes ou pregos, cujo calibre fica na dependência da dimensão da planta tratada. O estímulo mecânico deve atravessar a casca, até atingir o cilindro central, onde devem ser mantidos permanentemente.
            Era isso que tinha para falar de acupuntura vegetal. Espero que tenham gostado! Desejo à todos um ótimo carnaval, e espero por vocês na quarta-feira, com mais um post no Cogitare Fisioterapia.
            
 Fontes:
http://www.jardimdeflores.com.br/
Acupuntura: Elementos Básicos – Ary T. Cordeiro e Ruy Cesar Cordeiro
 

Nenhum comentário: