quarta-feira, 9 de março de 2011

Kinesiotape

            E vamos aos poucos retomando às atividades! Espero que tenham passado muito bem o carnaval e estejam prontos para receberem novas informações do mundo da fisioterapia e da medicina tradicional chinesa.
            Um dos serviços dos quais disponho é a aplicação de kinesiotape. Algumas informações estão expostas na página de atendimentos, mas agora trago mais algumas informações sobre o método.
Hoje existem variadas nomenclaturas para a técnica, como kinesiotape, kinesio Taping, Cinesiotape, Cinesiotape Neuro Muscular, Taping Neuro Muscular, dentre outros. A técnica é de origem oriental, principalmente Coréia e Japão, e teve inicio na década de 70, com a filosofia de que o movimento e a atividade muscular são essenciais para manter ou recuperar a saúde.
Assim, em sua origem, a técnica visava ajudar a função muscular, mas com o desenvolvimento do método observou-se que sua aplicação poderia ser muito mais ampla.


Trata-se de uma bandagem corporal adesiva com características de elasticidade (140%), peso e espessura similares à da pele humana, sem medicamentos e com cola hipo-alergênica, que proporciona estímulos corporais constantes para tratamento de diferentes patologias. A utilização do método não se baseia em ações mecânicas, mas sim no Conceito da Estimulação Tegumentar (CET), que permite a diferenciação da utilização desta bandagem comparada com outros métodos similares.
As cores, no inicio do desenvolvimento da técnica, baseavam-se nos conceitos da cromoterapia, mas com a popularização da técnica, associada à vaidade dos pacientes, estes conceitos não são muito aplicados na prática. Os tapes são exatamente iguais independentemente das cores, exceto pelo pigmento utilizado para colori-los.
Os mecanismos de ação do kinesiotape ainda não são totalmente entendidos. As teorias baseiam-se nos mecanorreceptores situados nas trabéculas de tecido conjuntivo que ligam as fáscias profunda e superficial, que são estimulados pela bandagem, tendo efeitos reflexos e aumentando as aferências para o sistema nervoso.
As aplicações do tape são diversas: com técnicas musculares, técnicas de ligamentos e tendões, de correção da posição articular, de estabilização articular, de correção da posição fascial, de aumento de espaço, de drenagem linfática e, por fim, técnica para fibrose, cicatriz e hematoma.
Dentre seus efeitos temos: analgesia, melhora da função muscular (relaxamento ou tonificação), auxílio à função articular aumentando a estabilidade (técnicas de reposicionamento articular), melhora da circulação sanguínea local, auxílio a evacuação linfática, liberação cicatricial e diminuição de hematomas.
O tape pode ser usado por vários dias seguidos, podendo manter-se aderido à pele por até 7 dias, e, conforme for descolando deve ser retirado. Por ser poroso, de algodão e com cola resistente, pode ser molhado, porém recomenda-se secá-lo bem para evitar problemas de pele.

Fontes:
www.kinesiobrasil.com
Apostila Cinesiotape Neuro Muscular do Ft. Alonso Romero F. Filho

Nenhum comentário: