sábado, 12 de fevereiro de 2011

O que é uma Liga Acadêmica?

As Ligas Acadêmicas são grupos de alunos e professores que realizam atendimentos gratuitos a pacientes com um problema específico, e possuem atividades didáticas, como aulas ou dissecções supervisionadas. Apresentam autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar, de gestão financeira e patrimonial e são entidades sem fins lucrativos.
Dentre seus objetivos estão: estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e de pesquisa, e promover e desenvolver o conhecimento da área da saúde a qual a liga está vinculada, por meio de ensino e da pesquisa.
Os atendimentos ocorrem geralmente após o horário de aulas (18:00) ou no horário do almoço.
Normalmente, para ingressar numa liga, o estudante deve realizar uma prova que acontece após um curso introdutório da liga, e ainda pode haver uma entrevista.
A FMUSP dispõe de cerca de 80 Ligas Acadêmicas em atividade dentro das mais diversas especialidades da área da saúde.

Tenho a oportunidade de participar da Liga de Fisioterapia no Trauma, que, por enquanto se restringe à aulas teórico-práticas, sem atendimento à comunidade.
Também participo da Liga de Medicina e Reabilitação Esportiva. Os pacientes são principalmente atletas universitários, entretanto também atendemos alguns atletas de alto rendimento. O esporte praticado por eles varia muito, indo desde corredores e jogadores de futebol, até bailarinos e circenses. Pois é meus caros, bailarinos e circenses são verdadeiros atletas, e com atividades extenuantes!

Trata-se de um ambiente muito rico em conhecimento, onde também temos contato com pensamentos de outras universidades, tanto com alunos quanto com supervisores.
O mais interessante é o contato com o paciente na atuação prática supervisionada e, principalmente, no dialogo. Conhecer diferentes pessoas, encarar muitos desafios, lidar com diversas personalidades... tudo isso faz da Liga um ambiente muito produtivo, interessante, rico, enfim, único!
Oportunidades não vão faltar para aqui relatar muitas histórias desta vivência, mas hoje ficarei apenas nesta informação do que é uma liga acadêmica, deixando um gostinho de quero mais.

Fonte:
Departamento Científico da Faculdade de Medicina da USP.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela postagem em meu blog.
Parabéns por fazer parte da liga acadêmica.
Muitas pessoas não tem dinheiro para fazer uma fisioterapia, e esta iniciativa ajuda muito estas pessoas, no ano passado precisei de fisioterapia e o convênio médico cobriu os gasto.
Além de ajudar as pessoas ,esta iniciativa serve como aprendizado.
Eu também sou estudantes, estou 3ª semestre de educação física e pretendo das aulas para pessoas carentes .

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Essa liga Acadêmica é boa pq pode ajudar muitas pessoas que não tem condições de arcar com os exames, parabéns a todos vcs.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com