quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Começando a falar de Acupuntura

Trata-se de uma técnica milenar vinda do oriente. A acupuntura é um método simples, que pode ser aplicado independentemente ou associado a outros tratamentos e não há restrição de faixa estaria.
Pautada pela filosofia Taoista, com várias escolas (ou correntes de pensamento), dentre elas a escola Ynn e Yang e a dos 5 elementos, o tratamento por acupuntura se baseia nas energias do universo, que tem manifestações e percorrem todo o corpo. Essas energias circulam através de trajetos, denominados meridianos ou canais de energia, que passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele.
Foram mapeados pontos bem definidos em que estes canais se exteriorizam, e dessa forma, eles podem ser estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.
Os estímulos sobre os acupontos não se limitam à agulha, que apesar de ser soberana, pode ser substituída utilizando-se estímulos como calor, moxabustão, laser, eletricidade, massagens, sementes, esferas metálicas, ventosas, etc.
Quando temos um organismo com um desequilíbrio energético, temos um organismo doente, ou susceptível à doença. A acupuntura mais efetiva é aquela que vai fazer a regulação energética através dos antigos pontos SU, reestabelecendo o equilíbrio.
A acupuntura é primariamente preventiva, portanto, aconselha-se aplicação periódica, ao menos uma vez em cada estação do ano, uma vez que mudanças climáticas e atmosféricas podem levar a alterações fisiológicas.
Não há limites para a aplicação do método, sendo possível realizar sessões todos os dias. Os benefícios com a acupuntura são enormes, indo de doenças agudas à crônicas, tratamento de dor, problemas músculo-esqueléticos, respiratórios, digestivos, dermatológicos, endócrinos, cardiovasculares, distúrbios do sono, problemas psíquicos como ansiedade, depressão, estresse, dentre outros. Outra área de atuação da acupuntura é a estética, combatendo a celulite, as rugas de expressão, auxiliando no emagrecimento, no tratamento de estrias etc.
A acupuntura visa o doente, e não a doença ou queixa. Busca integrar o indivíduo numa tríade céu-homem-terra, buscando o reequilíbrio energético para alcançar a vitalidade em seu sentido mais amplo.

Fonte:
           www.amba.org.br

Nenhum comentário: