quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tratamento em Terapia Manual: Manobras Articulares

            Vamos dar continuidade ao texto sobre terapia manual, agora com a parte de tratamento. Go!

            Neste item citaremos os benefícios do tratamento com terapia manual e também daremos alguns exemplos de algumas técnicas, sempre lembrando que as variantes citadas dependem da avaliação do caso clínico:

            Manobras articulares:

            Os exemplos mais conhecidos são: Maitland, Mulligan, Kaltenborn, Quiropraxia.
            São realizadas de, basicamente, quatro formas:

a)  Movimentos oscilatórios acessórios: os movimentos acessórios são micro movimentos articulares que permitem a artrocinemática ideal. Estes movimentos não podem ser feitos de maneira voluntária pelo paciente e, por isso, precisam ser realizados por uma força externa, no nosso caso, pelas mãos do fisioterapeuta. O terapeuta realiza movimentos lentos e ritmados em um período de 30 a 60 segundos.  Durante toda a execução das manobras o terapeuta precisa manter a mesma força, amplitude articular e frequencia, pois eles fazem parte do benefício da mobilização.  A manobra pode ser realizada de 3 a 5 vezes por sessão e não há periodicidade de dias de tratamento estabelecida, porém, nunca esquecer da hipersensibilização que a terapia manual pode promover.

 
 Video 01: Movimento acessório em coluna lombar

 
 Vídeo 02: movimento acessório de cabeça de fíbula

 
Video 03: movimento acessório de glenoumeral


b)  Mobilizações articulares fisiológicas passivas:
Nesta modalidade de tratamento, o terapeuta realiza (sem a ajuda do paciente) o movimento fisiológico (elevação de ombro, abdução de quadril, flexão/extensão de coluna lombar etc) que ele escolher para tratar a queixa do paciente. O terapeuta realiza movimentos lentos e ritmados em um período de 30 a 60 segundos e durante toda a execução das manobras o terapeuta precisa manter a mesma força, amplitude articular e frequencia, pois eles fazem parte do benefício da mobilização.  A manobra pode ser realizada de 3 a 5 séries por sessão e não há periodicidade de dias de tratamento estabelecida, porém, nunca esquecer da hipersensibilização que a terapia manual pode promover. 

Video 04: mobilização fisiológica passiva de cotovelo realizada em diferentes graus de movimento. 

c)   Manipulação articular (ou thrust): consiste em um movimento rápido de pequena amplitude no fim de arco de movimento articular do segmento a ser tratado. Lembrar que durante o posicionamento do thrust, o paciente não pode relatar dor ou mesmo mostrar-se reticente à manipulação, caso detecte estes sinais, evite a manobra e escolha outra manobra ou outro grau de tratamento. 

 
 Video 05: manipulação articular em coluna torácica

d)  Movimentos acessórios sustentados (Mulligan): o terapeuta efetua uma força manual de deslizamento articular que é aplicada de maneira sustentada (não oscilatória) em uma articulação enquanto um movimento com disfunção (por exemplo: movimento restrito, dor ou contração muscular dolorosa) é realizado pelo paciente.

 
 Video 06: Movimento acessório sustentado facetário e movimento de flexão lombar realizado ativamente pelo paciente.

 
  Vídeo 07: movimento acessório sustentado de fíbula e movimento ativo de inversão de tornozelo.

            1.1 - BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO:

            - alívio de dor;
            - melhora de sensação alterada de sensibilidade (formigamento, queimação, mudanças de termperatura etc);
            - ganho de ADM;
            - melhor recrutamento muscular;
            - melhora incapacidades funcionais.

Nenhum comentário: