sábado, 6 de agosto de 2011

Auriculoterapia

            Hoje vou publicar um texto escrito por uma pessoa que vêm me ajudando muito neste começo de vida profissional, abrindo muitas portas! É a Drª Maria Fernanda Jacob, fisioterapeuta formada na UNICID, com pós graduação em neuro-músculo-esquelética pela Santa Casa e em acupuntura pela ABA. Tem formação em terapia manual, é especialista em Pilates e RPG. Hoje atua na Clínica Vitalidade Integrada, é docente do curso de Pilates Funcional e do curso de especialização em Acupuntura da ABA.
            Sabendo que deixo meus leitores em boas mãos, vamos ao texto!

            A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) de diagnose e terapêutica realizada na orelha através de agulhas ou outros estímulos, promovendo regulação energética nos meridianos, homeostase física e psicossomática.
            A nomenclatura auriculoterapia é de origem latina, aurícula = pequena orelha e therapien = tratamento, há indícios de que este termo surgiu na década de 50 sendo utilizada pelos franceses, mais precisamente por Paul Nogier.
            No entanto, a acupuntura auricular é bem mais antiga. Um dos primeiros relatos escritos da técnica é no livro do Imperador Amarelo, por volta do séc 27 a.C., onde Huang Ti, imperador chinês escreveu: “a orelha não é uma estrutura isolada do corpo, pois tem relação com os órgãos internos e os meridianos”. Com estes escritos verificamos que a orelha tem a representação do corpo todo. Podemos assim, avaliar e tratar qualquer alteração energética existente no corpo.
            Num tratamento de auriculoterapia costuma-se seguir os seguintes passos:

1.       Primeiro avaliamos a coloração da orelha e de pontos específicos, além de outras alterações cutâneas, morfológicas e observamos os vasos sanguíneos.
2.       Correlacionamos esses achados com os locais em que eles aparecem na orelha, e, utilizando mapas auriculares que possuem a representação do corpo, chegamos a uma diagnose. 


 3.       Temos agora o local no organismo onde o paciente apresenta uma alteração energética recente ou crônica e podemos utilizar deste mesmo ponto na orelha para tratá-lo.
4.       Colocamos então uma agulha de acupuntura auricular que proporcionará o equilíbrio energético.


             A auricoloterapia é indicada para insônia, dores na coluna, ajuda no combate a vícios como tabagismo e compulsão alimentar, alergias, problemas gastro-intestinais, entre outros, proporcionando assim um equilíbrio energético e propiciando uma melhor qualidade de vida.


Nenhum comentário: