sábado, 18 de junho de 2011

Raízes nervosas: Músculos e Sensibilidade

 As raízes nervosas têm origem na medula espinhal e estão organizadas aos pares:  a raiz anterior (motora), que saem da face anterior da medula espinhal e estimulam os músculos, e as raízes posteriores (sensitivas), que entram na face posterior da medula espinhal e trazem as informações das sensibilidades da periferia ao cérebro.


A lesão ou disfunção de uma raízes nervosa tem inúmeras causas, como lesões medulares, hérnias discais, osteófitos vertebrais que comprimem a raiz, infecções, tumores, dentre outras.
Quando uma raiz anterior é acometida, podemos determinar com relativa precisão qual o nível agredido, por meio de sinais e sintomas apresentados pelos músculos que tem inervação originada na raiz em questão.
Clinicamente, alguns “músculos-chave” são utilizados para fazer este diagnóstico, considerando os plexos braquial e lombossacral. A redução da resistência em um músculo-chave pode indicar uma lesão à raiz do nervo associado:
Músculo
Raiz
Bíceps braquial
C5
Deltóide (porção acromial)
C6
Tríceps braquial
C7
Flexor profundo dos dedos
C8
Interósseos palmares e dorsais
T1
Iliopsoas e adutor longo
L2
Quadríceps femural
L3
Tibial anterior
L4
Glúteo médio e extensor longo dos dedos
L5
Glúteo máximo e semi-tendíneo
S1
Tríceps sural e flexor longo do hálux
S2
Interósseos palmares e dorsais
S3
           
Sinais e sintomas sensitivos também podem auxiliar no diagnóstico do nível de um nervo espinal acometido. Para isso é preciso conhecer a topografia do dermátomos, que são territórios cutâneos inervados por uma determinada raiz nervosa posterior:



 

Nenhum comentário: