quarta-feira, 15 de junho de 2011

Correlações Anatomoclínicas do Bulbo

            Dando seguimento aos estudos do bulbo, hoje vamos fazer algumas correlações entre lesões no bulbo e seus respectivos sinais e sintomas clínicos.
            As síndromes bulbares apresentam sinais de acordo com a região anatômica afetada:




            A Síndrome Bulbar Medial é ocasionada por oclusão da artéria espinal anterior, afetando o lemnisco medial, a pirâmide, radículas e núcleo do nervo hipoglosso. Assim vemos uma perda contralateral de cinesia e tato discriminativo, paralisia contralateral com sinais do motoneurônio superior e paralisia do tipo motoneurônio inferior ipsilateral na língua.
            A Síndrome Bulbar Lateral é causada pela oclusão da artéria vertebral ou artéria cerebelar inferior posterior, afetando o núcleo espinal do nervo trigêmeo e se trato, trato espinotalâmico, núcleo ambíguo, base do pedúnculo cerebelar inferior, núcleos vestibulares, fibras simpáticas descendentes do hipotálamo e fibras olivocerebelares. Assim, os sinais neurológicos são: perda de sensibilidade dolorosa e térmica ipsilateral na face e contralateral no corpo, dificuldade de deglutição, ataxia (perda de coordenação), vertigem, síndrome de horner (miose, ptose palpebral, anidrose da face), soluços e dificuldade de perseguição de alvos que se movem contralateralmente à lesão.
            Síndrome de Babinski-Nageotte, em que há uma combinação das síndromes supracitadas, decorrente de lesão na junção bulbopontina.
            A Síndrome bulbar Posterior afeta núcleos vestibulares e pedúnculo cerebelar inferior, gerando ataxia ipsilateral dos membros e marcha atáxica e vertigem.
            Espero ter ajudado a compreender e motivado a quererem desvendar cada vez mais este fascinante sistema do corpo humano, o sistema nervoso!


Nenhum comentário: