O método Pilates é um sistema de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) a partir de filosofias e técnicas de movimentos orientais, como a ioga, e de filosofias e métodos de educação corporal ocidentais, como a ginástica médica de P.H. Ling e a pedagogia de dança de Rudolph Laban.
Joseph Pilates nasceu 1880, na cidade alemã de Monchengladbach. Com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Desde criança praticava diversas atividades esportivas como boxe, trabalhos circenses, ginástica, mergulho e esqui.
Atuou como enfermeiro na primeira Guerra Mundial, e, apesar dos ferimentos, seus pacientes foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças à firmeza de seus músculos. Também foi instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa.
Foi um estudioso das modalidades Ocidentais e Orientais de exercício da época, mas principalmente das antigas filosofias gregas e romanas, em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental.
Trabalhou com médicos, artistas circenses, ginastas, músicos, astros e estrelas do cinema, executivos, vendedores e estudantes.
Nos Estados Unidos, seu método atraiu imediatamente a atenção do mundo da dança americana.
Faleceu em 1967, aos 87 anos de idade.
O método Pilates, ou Contrologia, é um sistema completo de exercícios sistematizados. Caracteriza-se por trabalhar de forma intensa a musculatura abdominal, estimulando o desenvolvimento da musculatura estabilizadora de tronco, enquanto procura fortalecer e alongar as outras partes do corpo, por meio de exercícios de baixo impacto, com baixo número de repetições para cada tipo de exercício.
O Método Pilates destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade.
Em seu livro Your Health, de 1934, escreve a respeito da Contrologia: É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo. No seu 2º livro Return to Life Through Contrology, publicado em 1945, está escrito: Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo, mente e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade.
Alguns dos princípios fundamentais do pilates são: respiração, alinhamento corporal, controle e centralização. O conceito de centro, também chamado de “casa de força” (Power House) consiste em estar com o centro do corpo ativo, com mobilidade e estabilizado. A caixa de força é configurada pelos músculos abdominais (principalmente transverso e oblíquo interno), músculos dorsais (principalmente os profundos, como multífidos e transverso-espinais), diafragma e músculos do assoalho pélvico.
Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada pelo corpo, caso estes músculos estabilizadores de tronco não trabalhassem eficientemente, para que os membros superiores e inferiores pudessem executar suas funções. Assim sendo, o objetivo deste método é desenvolver os músculos deste centro de força através de cerca de 500 exercícios de fortalecimento e de alongamento, que podem ser divididos em duas grandes categorias: exercícios no chão e exercícios em equipamentos.
Dados da literatura indicam que este método proporciona níveis mais altos de atividade dos abdominais profundos, podendo trabalhar o abdome de forma equivalente ao obtido nos equipamentos de musculação com 50kg de resistência, também proporciona melhoras nos aspectos gerais da saúde, na participação em esportes, na flexibilidade, no equilíbrio estático e dinâmico, e na diminuição da dor.
Os exercícios de estabilização, entre os quais pode-se incluir o Pilates, são aqueles que levam ao controle dinâmico das forças sobre a coluna, eliminando as lesões repetitivas aos discos intervertebrais, facetas articulares e outras estruturas. Através do centro estável trabalhamos a integração dos movimentos do corpo melhorando o equilíbrio físico e a funcionalidade.
Os ensinamentos de Joseph Pilates se difundiram como prática entre os profissionais de saúde da área de reabilitação, com utilização nas áreas de ortopedia, geriatria, neurologia e outras. Progressivamente este método foi envolvendo o grande público em busca de uma melhor qualidade de vida por meio da prática do exercício físico.
Tive a oportunidade de realizar um curso de pilates com um enfoque diferenciado. O curso apresenta turmas pequenas e ótimos professores, com uma linha de pensamento única e sólida. O curso contempla pilates solo, bola e acessórios, e equipamentos como o Barrel, Chair, Wall, Reformer e Spine Corrector. Existe ainda a possibilidade de realizar os módulos em separado.
Estão abrindo uma nova turma. Como o curso é bom, eu recomendo! Segue o folder.
Fontes:
Apostila do Curso de Pilates da Clínica Vitalidade Integrada
Dissertação de mestrado – Bergson Weber Cabral Queiroz – Avaliação eletromiográfica comparativa de diferentes exercícios em quadrupedia do método pilates
www.pilates.com.br
www.physiopilates.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário