quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pulsologia Chinesa

O exame do paciente tem por objetivo identificar os desequilíbrios energéticos, e pode ser feito de várias maneiras, sendo a palpação dos pulsos o modo mais relevante.
A palpação do pulso é utilizada desde a antiguidade, mas só os chineses a usaram para exame de todas as funções orgânicas do corpo. É através da pulsologia chinesa que podemos sentir a essência do paciente, ou seja, o que foi, o que é, e o que será.



Diversos pulsos podem ser examinados, mas o mais importante é o pulso radial. O método diagnóstico do pulso radial é conhecido como Teoria dos 14 Pulsos Radiais. Utiliza a palpação sobre a artéria radial, em três segmentos (ou pontos), distinguindo-se três níveis de profundidade em cada ponto.
Os segmentos palpados durante o exame coincidem com os pontos do meridiano do pulmão. Assim, temos o primeiro segmento localizado entre a base do polegar e a apófise estilóide do rádio, sobre o P9; o segundo segmento é o que cobre a apófise estilóide do rádio, sobre o P8; e o terceiro segmento está imediatamente após a apófise estilóide do rádio, sobre o P7.
Os órgãos e funções estão representados da seguinte forma: funções yang no nível mais superficial e funções ynn no nível mais profundo, sendo que num mesmo segmento, estas funções são acopladas.
Ainda respeitam o ciclo de engendramento (produção), sendo FOGO (ministerial) --> TERRA --> METAL no pulso direito do paciente e ÁGUA --> MADEIRA --> FOGO (imperial) no pulso esquerdo do paciente, sempre na seqüência de P7 --> P8 --> P9. Resumindo, temos o seguinte esquema:


Características à serem observadas no pulso:

Regularidade                       
Ritmo                                  
Intermitência                     
Consistência                                    
Freqüência
Força/ Intensidade
Comprimento/ Largura
Amplitude

Alguns fatores que devem ser considerados na avaliação:

Hora (chinesa = 120 min)           
Estação                                            
Posição do paciente                                  
Atividade X Repouso                    
Sexo (masc. mais duro e forte)   
Adulto (cheio e amplo)                
Criança (mais rápido)
Obeso (mais profundo)
Intelectuais e anciões (mais débil)
Pós-refeição (amplo, forte e lento)
Pós-álcool (mais rápido)

Tendo em vista estas e outras informações (como a sintomatologia), podemos examinar o paciente, concluir um diagnóstico e traçar uma conduta a fim de restabelecer o reequilíbrio energético.

Nenhum comentário: