sábado, 12 de março de 2011

Drenagem Linfática Manual e Lesão no Esporte


            Hoje em dia a Drenagem Linfática está estigmatizada como um recurso estético, procurado por um público majoritariamente feminino, que busca reduzir medidas e os inchaços. É uma técnica realmente muito eficiente para este fim, tendo diversos benefícios estéticos. Teremos um post abordando este assunto...
Mas a drenagem linfática vai muito além. É um recurso terapêutico fundamental em muitos tratamentos pós operatórios, relevante para limitar a organização de hematoma a um tecido danificado, capaz de reduzir a dor por mecanismo de controle das comportas e por diminuir a pressão em terminações nervosas, reduz edema garantindo maior amplitude de movimento, dentre outros benefícios.
Sendo assim, os atletas formam uma população que pode se favorecer muito com a técnica. Primeiro, trata-se de uma técnica que dispensa acessórios ou equipamentos especiais, dispensando grandes gastos. Segundo que elas são as únicas manobras de massagem que podem ser aplicadas com segurança e eficácia nos locais traumatizados durante a fase aguda de cicatrização.


O protocolo-padrão de tratamento de uma lesão no estágio agudo consiste em Proteção, Repouso, Gelo, Compressão e Elevação (PRICE). Há uma razão fisiológica para cada um destes procedimentos, assim, a proteção e o repouso previnem um trauma adicional e permitem o inicio da organização do hematoma; o gelo reduz a dor e o espasmo, ajuda a controlar a formação de edema e diminui a demanda metabólica do tecido atenuando as mortes celulares por hipóxia; a compressão e a elevação também são medidas que visam diminuir e controlar a formação de edema primário.

Estas medidas são essenciais agudamente, porém tratam apenas os aspectos cardiovasculares do trauma. O exsudato do tecido danificado é um edema rico em proteínas, e as proteínas são substâncias osmoticamente ativas, levando à formação de edema secundário. Sendo assim, as proteínas precisam ser retiradas do tecido intersticial, e a única maneira de fazer isso é melhorando a captação do edema pelo sistema linfático.
Portanto, adicionando a drenagem linfática entre as medidas padrão do PRICE o tratamento poderá afetar positivamente a velocidade do reparo e da cicatrização das lesões, acelerando o retorno do atleta à atividade.
Vale lembrar que este tratamento condiz apenas com o tratamento local, segmentar. O tratamento mais efetivo trata o paciente como um todo, avalia sua funcionalidade, diagnostica os fatores que corroboraram para o trauma/ lesão e os corrige. Desta forma estamos tratando a causa da lesão, e não apenas a lesão; além disso estamos prevenindo novas lesões.
As informações deste blog tem objetivo de informar e não substituem a consulta médica ou fisioterapêutica. Estes são os profissionais indicados para avaliar e traçar a conduta necessária caso a caso. Se estiver com algum problema, procure um profissional de saúde.

Fonte:
Livro Massagem Terapêutica Esportiva – Pat Archer

Nenhum comentário: