Grupo Qualidade na Melhor Idade

            Não é de hoje que se sabe que a população brasileira está envelhecendo. Sabendo disso, a Cogitare Fisioterapia criou o Grupo Qualidade na Melhor Idade, com o intuito de atender as necessidades específicas das pessoas desta faixa etária.

Os idosos necessitam de cuidados especiais. Com a senescência, termo que designa o envelhecimento natural, temos uma série de alterações fisiológicas, como a diminuição da força e potência muscular, sarcopenia, redução da flexibilidade e da resistência, algumas alterações de sensibilidade, diminuição dos reflexos, redução da densidade mineral óssea, enrijecimento articular e muscular, diminuição do equilíbrio e coordenação, alterações na função cardiovascular e pior qualidade de sono.
            Dessa forma, os idosos são naturalmente mais susceptíveis à perda da independência e autonomia.
            A desnutrição, o declínio funcional (capacidade de realizar as tarefas rotineiras), a imobilidade, os déficits cognitivos e a polifarmácia (muitos medicamentos em uso) tem sido correlacionadas com maiores taxas de mortalidade.
Exercícios aeróbicos podem ter benefício consistente no desempenho cognitivo de idosos, diminuindo até a ocorrência de demências. Além disso, exercícios em grupo estimulam a sociabilidade, contribuindo nas questões psico-sociais.
            A queda pode ser um evento sinalizador do início do declínio da capacidade funcional ou sintoma de uma nova doença. É o mais sério e freqüente acidente que ocorre com os idosos e a principal causa de morte acidental nesta população.
            Atividades de prevenção de quedas é de importância ímpar, visto sua capacidade em diminuir a morbidade e a mortalidade, diminuir os custos hospitalares/de saúde e diminuir a chanca de uma institucionalização (asilamento) precoce decorrente à queda e suas conseqüências. Os programas de prevenção têm a vantagem de, paralelamente, melhorar a saúde como um todo, bem como a qualidade de vida.

            Tendo estas informações como base, o melhor caminho é a prevenção. A Cogitare Fisioterapia conta com toda a estrutura necessária para combater as alterações fisiológicas naturais do envelhecimento, atenuando-as através de atividades que tem como objetivo, garantir melhor qualidade de vida, promover a interação familiar e socialização do idoso, prevenir doenças, atenuar a progressão de doenças e, principalmente, prevenir quedas.
            Para tanto, são realizados trabalhos preferencialmente em grupos de 2 a 4 pessoas, garantindo uma interação com estimulo à cooperação, à motivação, à socialização, à percepção das qualidades e dificuldades, dentre outros, mantendo um acompanhamento íntimo por um profissional capacitado. Também são realizados trabalhos individuais em casos específicos.
            As atividades são realizadas por períodos de 1h30min, contemplando as necessidades individuais dentro do grupo.
            São desempenhadas atividades físicas aeróbicas, exercícios de Pilates, massagens, aplicações de acupuntura, circuitos de prevenção de quedas e atividades de relaxamento.
            Trabalhamos com o conceito de Envelhecimento Ativo, que não se limita à manter uma atividade física, mas sim conservar o papel social que aquele idoso sempre desempenhou, de acordo com as necessidades, desejos e capacidades, mesmo que para isso necessitem de adaptações, proteção e segurança adequadas.


            Para maiores informações entre em contato conosco.